|RESENHA| As Horas Vermelhas - Leni Zumas

Olá, Herdeiros ! 

Recentemente, recebi da Editora Planeta de Livros o livro As Horas Vermelhas.


O livro é um romance distópico, escrito por Leni Zumas, que narra a história de cinco mulheres. Mulheres comuns, mas que estão enfrentando seus próprios dramas e tentando tomar decisões difíceis ao destino de suas vidas.  Além disso, o Estados Unidos decretou lei federal sobre adoção, fertilização in vitro e aborto, proibindo mulheres de abortarem, de tentarem a inseminação e de mulheres solteiras adotarem. Sendo assim, o direito das mulheres é diminuído, com a "desculpa" de que é para um bem maior das famílias americanas. 

Essas cinco mulheres são A Biógrafa (Ro/Senhora), A Reparadora (Gin Percival), A Filha (Mattie Matilda) e A Esposa (Susan) e Eivor (exploradora polar do século XIX). Ro, é professora e solteira, que sonha em engravidar e está escrevendo um livro sobre a vida de Eivor. Gin Percival é uma curandeira da floresta, que terá que provar que não é uma bruxa e que não cometeu crimes ao ajudar suas "pacientes". Susan tem dois filhos e um casamento dado ao fracasso. Está desesperadamente tentando superar a frustração a qual está vivendo. Mattie é uma das melhores alunas de Ro e descobre que está grávida, mas não tem a quem recorrer e nem o sabe o que fazer. 

Este é, em resumo, o universo de todo drama entrelaçado e muito bem narrado pela autora na história de As Horas Vermelhas. O livro fala diretamente das tensões vividas pelas mulheres quanto aos seus dramas pessoais que refletem na sociedade. De como a falta de liberdade delas as fazem tomar decisões perigosas.


A história é narrada em terceira pessoa e cada capítulo é de uma personagem. Embora a narrativa seja fluída e leve, não é um livro fácil de se ler. É preciso prestar atenção para não se perder. Em alguns momentos, a autora mistura pensamentos presentes com lembranças do passado e o que está acontecendo com o personagem na cena. É um pouco confuso, mas eu gostei desse diferencial. A gente fica cheio de expectativas, sem saber tudo de uma vez só dos personagens. 

As Horas Vermelhas nos traz a reflexão sobre alguns assuntos que são relevantes em pleno século 21, como a opressão feminina e alguns fundamentalismos políticos. Embora alguns aspectos da história fuja dos meus conceitos pessoais, devo ser sincera, o livro é maravilhoso! 

Beijos, 
Até mais...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo