Sunomono: Salada Refrescante, Saudável e Fácil de Fazer

Olá,  Herdeiros ! 

Primeiramente, Feliz Ano Novo!!! rsrsrs Demorei para vir publicar o primeiro post do ano por causa da correria pós-festas de fim de ano. 
Com a chegada do ano aconteceram duas coisas importantes na minha vida, a primeira é que no último dia 02 eu "Trintei" e a segunda é que eu "Noivei", fui pedida em casamento no dia do meu aniversário com festa surpresa e tudo mais... foi lindo e eu glorifico a Deus por mais esse marco maravilhoso na minha vida. 
Bom, com tantas comemorações e festas eu acabei perdendo a noção, metendo o pé na jaca e ganhando aproximadamente uns cinco quilos desnecessários, por isso, essa semana  resolvi  começar uma dieta (pelo-amor-de-Deus NÃOOO!).
Com o início da dieta vieram as ideias das saladas e juntando a vontade de comer com a fome (não  é fácil),  resolvi  tentar fazer Sunomono. Além de ser uma salada deliciosa, é super saudável e resfrescante (o calor aqui no RJ está deixando qualquer um sem ânimo para cozinhar), e, mesmo o blog sendo voltado para um tema literário, não quis deixar de compartilhar com vocês essa receitinha. Espero que gostem !!! 

Sunomono é uma saladinha japonesa de pepino com molho agridoce que leva kani e peixe cru. Muito delícia e fácil de fazer. Eu aprendi  hoje :)

Então... chega de blá,  blá,  blá e vamos a essa receitinha simples e rápida.


Ingredientes: 
  • 6 kanis cortados em cubos (aqui no Rio de Janeiro ele costuma ser caro, mas achei no Assaí  por R$ 4,50 o pacotinho) 
  • 1 pepino japonês cortado em rodelas beeeeeeem finas (eu não tenho mandolin, usei uma faca boa para fatiar e o pepino foi o comum também)
  • Uma colher de sopa de sal
  • Uma colher e meia de açúcar  refinado
  • 100ml de vinagre de arroz (eu não tinha esse e fui adicionando água até a acidez do vinagre ficar aceitável ao meu paladar, então,  pode-se fazer o mesmo). 
  • Gergelim (usei o branco. Achei o pacotinho por R$ 8,00 no Mundo Verde)


Modo de Preparo:

Fatie o pepino e coloque-o em uma peneira com o sal. Deixe o pepino desidratar de 15 a 30 minutos. Ele ficará  molhinho. Misture o vinagre com o açúcar. Prove. Se ficar muito ácido, adicione água até ficar bom ao seu gosto. Lave o pepino em água corrente até retirar todo o sal. Junte o kani já cortado em cubinhos ao pepino e regue com o molho. Salpique o gergelim torrado (eu dei uma tostada nele na frigideira e usei mais ou menos uma colher cheia). Sirva frio. Pode adicionar molho shoyu também. E pronto !!! 

Ps: eu não coloquei peixe cru na salada porque achar peixes frescos é um pouco difícil e ia dar trabalho, né?  rsrs
P






Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo