#Resenha: Quarto


Pensa em um livro emocionante. Pensou? Assim é o livro Quarto
Vem comigo nessa resenha...

Autora: Emma Donoghue
Páginas: 350
Ano: 2011
Editora: Verus 

"No mundo, eu noto que as pessoas vivem quase sempre tensas e não têm tempo. Até a Vovó sempre diz isso, mas ela e o Vopô não têm emprego, então eu não sei como as pessoas empregadas fazem o trabalho e toda a vida também. No Quarto, eu e a Mãe tínhamos tempo pra tudo. Acho que o tempo é espalhado muito fino em cima do mundo todo, feito manteiga, nas ruas e nas casas e nas pracinhas e nas lojas, por isso só tem um tiquinho de tempo espalhado em cada lugar, e aí todo mundo tem que correr pro pedaço seguinte."

De primeira não consigo resenhar esse livro, ele é um tanto complexo.
O livro é narrado por Jack, um menino de 5 anos muito inteligente que vive dentro de um quarto com a mãe e todo seu mundo é somente o que tem dentro daquele espaço. 
Sua mãe foi sequestrada e ele cresceu acreditando que o mundo era apenas aqueles metros quadrados que viviam "E o Lá Fora" era uma outra galaxia (Espaço Sideral) que eles nunca poderiam conhecer. 
Até que sua mãe se vê inconformada por viver naquele lugar e naquela situação, ela planeja usar o filho para fugir daquele Quarto e eles conseguem. 
Mas, nem tudo é festa. As adaptações ao novo mundo para Jack é um tanto perturbador e difícil. O fato de seu o mundo ter sido somente dentro daqueles metros quadrados e a nova adaptação de vida não é tão simples. 
A história em si não é leve, embora seja narrado por uma criança, o livro nos traz cenas pesadas, tristes e a realidade triste do que pode acontecer com pessoas que sofrem ou sofreram com sequestros e estupros. 
Super indico pra quem gosta de cenas pesadas em livros.
Quando assisti o filme, vi que a narrativa é um pouco diferente, porém, no filme eu chorei muito, com o livro não. Não que o livro não seja tão bom quanto o filme, mas o livro não passa tanta emoção, assim mesmo eu super recomendo ambos. 
Vou deixar aqui também o trailler oficial do livro. Vale super a pena assistir e ler a história do Quarto de Jack. 






3 comentários:

  1. Ooi, Rachel! Então, faz um tempo que sei sobre o livro e o filme, mas até hoje não tomei coragem em ler. Mesmo sabendo que é narrado por uma criança, a situação por trás das interpretações dele são as piores, e isso me deixa tensa rs Não gosto de ler livros que tragam como "tema" o estupro, a violência em si. É um livro complexo, como você disse, e não sei se eu iria me animar com a leitura, sabendo ainda mais de todo o sofrimento dos personagens. Não sei também se vou assistir ao filme, porque drama realmente não me deixa animada hahaha Dependendo do nível do drama, e esse parece ser aquele bem intenso.
    Bom, parabéns pela resenha ^-^
    Bjs
    Blog Thoughts and Adventures

    ResponderExcluir
  2. Oii,
    Ainda quero conhecer essa história. Quanto o livro, quanto o filme. Ouvi otimos comentários e parece ser emocionante.
    Parabéns pela resenha.
    Até mais

    ResponderExcluir
  3. Oii! Eu já pensei em ler esse livro, mas fico com medo de ele ser muito pesado pra mim (me considero uma pessoa sensível... fico um tempo mal se a história é muito forte).

    Pela sua resenha, fiquei com impressão que a história foca mais na adaptação do lado de fora, é isso mesmo? Se for assim, acho que eu gostaria bastante dele. Porque acho que a vida deles dentro do quarto é que me chocaria mais (a questão do sequestrador, etc).


    sonhos-e-suspiros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo